14/08/2013 às 19:53

Rede pública de Saúde recebe 400 macas novas

Equipamentos, de material mais resistente, têm porta-cilindro de oxigênio, dispositivo de nivelamento, grades fortes e removíveis

Por Alessandra Franco, da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação SES/DF

BRASÍLIA (14/8/13) – Os hospitais da rede pública do Distrito Federal receberam 400 novas macas apenas no mês de julho, equipamentos feitos com material mais resistente, com grades fortes e removíveis, além de terem colchão macio e espesso.

 

“Com as novas macas, temos mais agilidade e eficiência nas remoções pois, como ela é moderna, leve e de fácil manejo, trouxe mais segurança e conforto para os pacientes”, afirmou hoje a enfermeira da Clínica Cirúrgica do Hospital de Taguatinga, Neusimar Xavier.

 

Da marca francesa Linet.cz, modelo Sprint, as macas são fáceis de transportar e limpar, adaptam-se facilmente em qualquer lugar, possuem porta-cilindro de oxigênio, e têm dispositivo de nivelamento com a cama de internação.

 

Para a paciente Raquel Lima de Souza, os equipamentos trouxeram mais conforto em sua internação. “Gostei das grades que ficam em volta da maca. Podemos nos apoiar melhor, e os colchões também são bem confortáveis”, comentou.

 

O Hospital Regional de Taguatinga recebeu 45 macas (camas de transferência), que se destinam exclusivamente ao transporte e remoção de pacientes entre um setor e outro, para consultas, realização de exames, remoções internas em geral.

 

As macas mais antigas eram de ferro e rígidas, por isso, mais pesadas, sem regulagem de altura, dispositivo de travamento das rodas ou grades de segurança, e, muitas vezes, sem colchões.

 

HOSPITAIS BENEFICIADOS

 

Hospital de Base: 88 macas

Hospital Materno Infantil de Brasília: 15 macas

Hospital de Apoio: 5 macas

Hospital Regional da Asa Norte: 51 macas

Hospital do Gama: 36 macas

Hospital de Brazlândia: 20 macas

Hospital de Ceilândia: 36 macas

Hospital de Taguatinga: 45 macas

Hospital de Planaltina: 30 macas

Hospital de Sobradinho: 30 macas

Hospital de Samambaia: 17 macas

Hospital do Paranoá: 10 macas

Hospital do Guará: 5 macas

Hospital de Santa Maria: 10 macas

Hospital São Vicente de Paulo: 2 macas

 

(L.C/J.S)