14/08/2013 às 22:53

Programa de aleitamento materno do DF passa por avaliação

Técnicos do Ministério da Saúde visitarão quatro hospitais amanhã (15)

Por Júlio Duarte, da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação/ Renato Araújo/Ses/19/09/2008

BRASÍLIA (14/8/13) – Técnicos do Ministério da Saúde visitam amanhã os Hospitais Regionais, do Gama, Taguatinga, Ceilândia e o Materno Infantil de Brasília para reavaliação do cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno e renovação do título Hospital Amigo da Criança, da Organização Mundial da saúde e Unicef.

“Os dez passos são recomendações que favorecem a amamentação a partir de práticas e orientações no período pré-natal, no atendimento à mãe e ao recém-nascido ao longo do trabalho de parto e parto, durante a internação após o parto e nascimento e no retorno ao domicílio”, relatou o pediatra Claudio Lima.

De acordo com o chefe do Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde, pediatra Cláudio Lima, as unidades que recebem o título devem se preocupar com os cuidados com a mulher, humanização do parto e o fortalecimento do vínculo de mãe e filho nas primeiras horas do nascimento do bebê.

Os técnicos vão observar os serviços que beneficiam a saúde da criança na redução da mortalidade, além de avaliar os critérios globais que compreendem o sucesso do aleitamento materno e do cumprimento do Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno.

No DF, 11 hospitais têm o selo da IHAC: os hospitais de Planaltina, de Sobradinho, da Asa Norte, Brazlândia e a Casa de Parto de São Sebastião, além do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Hospital das Forças Armada (HFA).

A certificação ocorre anualmente por meio do sistema de monitoramento online e da avaliação trienal por meio da visita dos técnicos as regionais.

Veja abaixo os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno:

1 – Ter uma política de aleitamento materno escrito que seja rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2 – Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar política.

3 – Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno.

4 – Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira hora após o nascimento.

5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas dos seus filhos.

6 – Não oferecer aos recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica.

7 – Praticar o alojamento conjunto, permitir que mães e bebês permaneçam juntos, 24 horas por dia.

8 – Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda.

9 – Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade.

(I.F/T.V)