Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
29/03/2017 às 18:45, atualizado em 30/03/2017 às 10:39
Encontro do Conseagri ocorreu nesta quarta (29), na sede da pasta distrital. Entre os pedidos do conselho nacional está o aumento do volume de recursos para o Plano Safra
Pautas de interesse comum do setor agropecuário brasileiro foram tema de reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) na manhã desta quarta-feira (29). O encontro foi na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal.
Entre outras questões, os conselheiros discutiram o Plano Safra, a fiscalização e inspeção por parte da defesa agropecuária, a importação de produtos do segmento e a assistência técnica e extensão rural.
O titular da pasta da Agricultura do DF, José Guilherme Leal, repassou pontos sobre a assistência técnica e extensão rural e os procedimentos de funcionamento com a criação efetiva da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). Leal é o secretário do Conseagri na atual gestão.
[Olho texto='”O setor agropecuário brasileiro tem uma diversidade muito grande de produção e, consequentemente, problemas e gargalos de competitividade, de custos, que precisam ser alinhados e tratados”‘ assinatura=”Ernani Polo, presidente do Conseagri” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
“O setor agropecuário brasileiro tem uma diversidade muito grande de produção e, consequentemente, problemas e gargalos de competitividade, de custos, que precisam ser alinhados e tratados”, disse Ernani Polo, presidente do colegiado nacional e secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul.
Para o Plano Safra, os conselheiros reivindicam ao governo federal o aumento do volume de recursos; a desburocratização para o acesso ao dinheiro, principalmente para investimentos; um maior aumento nas receitas e a garantia da liberação com fluxo adequado para o seguro rural; e a redução dos juros, tendo em vista a queda da inflação e da taxa Selic.
Sobre a fiscalização e a inspeção, ficou decidido buscar o fortalecimento geral das ações de defesa agropecuária. Já quanto à importação de produtos, optou-se por levar um pedido de maior cuidado com essa questão e que se tenha produção interna, para não haver uma competitividade desleal, sob pena de desestruturar os produtores nacionais.
À tarde, os assuntos foram levados ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.
O Conseagri é composto por todos os secretários de Agricultura das unidades da Federação. Por meio de uma cooperação técnica, visa ao compartilhamento de conhecimentos e experiências para o desenvolvimento do setor agropecuário e agrário do País.
O conselho reúne-se periodicamente para discutir, unificar procedimentos e propor demandas ao governo federal.
Edição: Raquel Flores