Profissionais receberão treinamento para atuar como supervisores de ações que estimulem a sociedade a exercer plenamente a cidadania
" /> Profissionais receberão treinamento para atuar como supervisores de ações que estimulem a sociedade a exercer plenamente a cidadania">Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/02/2012 às 03:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:55
Profissionais receberão treinamento para atuar como supervisores de ações que estimulem a sociedade a exercer plenamente a cidadania
Secretaria de Fazenda
O Grupo de Educação Fiscal do Distrito Federal (GEF/DF), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), inicia nesta segunda-feira (27) o primeiro Curso de Formação de Tutores deste ano. Os 22 matriculados – professores e servidores públicos – receberão treinamento para supervisionar o trabalho dos disseminadores de educação fiscal durante o primeiro semestre.
O curso de três etapas começa com módulo presencial, que tem duração de dois dias. Na sequência, o futuro tutor cumprirá 44 horas de estudo a distância e concluirá a formação após coordenar uma turma do curso de disseminadores e garantir a aprovação de 70% de seus alunos.
Os tutores acompanham as atividades desenvolvidas pelos disseminadores, que atuam para estimular a sociedade a exercer plenamente a cidadania, sob a ótica da consciência fiscal.
No DF, 54 tutores já são responsáveis pela orientação do trabalho de 1,6 mil disseminadores. Os cursos para os dois grupos ocorrem desde 2005. Somente em 2011, 260 disseminadores foram formados. Em todo o Brasil, 60 mil disseminadores atuam desde a criação do Programa Nacional de Educação Fiscal, em 2002.
O Grupo de Educação Fiscal tem o objetivo de conscientizar o cidadão em relação aos seus direitos e deveres, incentivá-lo a participar da elaboração orçamentária e fiscalizar a arrecadação e a aplicação do dinheiro público por parte dos governos, bem como lhes fornecer instrumentos para isso. A educação fiscal é um processo permanente de formação do indivíduo frente às questões fiscais para transformação de seu comportamento.