27/04/2017 às 20:47, atualizado em 28/04/2017 às 21:57

Ministro Admar Gonzaga Neto é empossado no TSE

Cerimônia nesta quinta-feira (27) contou com a presença de autoridades, entre as quais o governador Rodrigo Rollemberg

Por Gabriela Moll, da Agência Brasília

O advogado Admar Gonzaga Neto foi empossado, na noite desta quinta-feira (27), como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A partir de agora, a Corte passa a contar com sete ministros efetivos.

O ministro empossado, Admar Gonzaga Neto, recebe os cumprimentos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O ministro empossado, Admar Gonzaga Neto, recebe os cumprimentos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Autoridades, entre as quais o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, prestigiaram a posse do jurista. A cerimônia ocorreu no Plenário do TSE, no Setor de Administração Federal de Brasília.

O empossado foi acompanhado à tribuna pelo presidente da Corte, ministro Gilmar Mendes, para prestar o compromisso regimental e assinar o termo. “Prometo cumprir os respectivos deveres e atribuições do cargo em harmonia com a Constituição e em respeito às leis”, jurou Admar.

Coube a Gilmar saudar o colega em nome do colegiado. “Todos os que tiveram a oportunidade de conviver com vossa excelência sabem da capacidade com que atua na área eleitoral”, disse.

Ministro substituto do tribunal desde junho de 2013, Admar Gonzaga Neto assumiu a vaga deixada pelo ministro Henrique Neves. A nomeação foi assinada em 31 de março.

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o magistrado nasceu em 1969 e atua na área eleitoral desde 1993. É membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, autor de livros, professor e palestrante.

Edição: Vannildo Mendes