03/09/2013 às 14:00

Saúde lança site para orientar pacientes

Página possibilita pesquisa de unidades de saúde por proximidade ou especialidade médica

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (3/9/13) – Entrou no ar esta semana uma página da Secretaria de Saúde (www.saudeparatodosdf.com.br) com orientações sobre todas as unidades públicas de saúde do Distrito Federal, a página tem o objetivo de direcionar os fluxos de pacientes para os postos mais próximos ou mais adequados para uma determinada situação.

 

“Nós queremos ajudar os pacientes a não perderem tempo. Nos últimos dois anos e oito meses inauguramos muitos serviços. Nem sempre a população sabe onde ficam e que tipo de atendimento oferecem”, explicou hoje o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.

 

O cidadão poderá pesquisar onde fica o posto de saúde, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e hospital mais próximo, por exemplo. O paciente também poderá consultar em que local encontrar determinada especialidade médica.

 

A página conta com dois tipos de busca. Uma delas, mais rápida, oferece o direcionamento para unidades referência como o Hospital Materno Infantil (para partos prematuros) e o Hospital Regional da Asa Norte (para queimados).

 

Na outra busca, detalhada, é possível pesquisar por proximidade e especialidade médica. Em ambos os casos, há informações sobre endereço, horário de funcionamento e tipos de atendimentos realizados na unidade.

 

Até o dia 1º de novembro, a página estará em fase de testes. Nesse período, quem tiver dificuldade de acesso ou encontrar informações truncadas em relação às unidades de saúde poderá enviar sugestões à Secretaria de Saúde por meio do Disque Saúde (160).

 

Devem ser lançados, ainda, a cartilha do usuário do Sistema Único de Saúde (com informações semelhantes às encontradas na Internet) e mapas regionais de orientação (do tipo usado em cidades turísticas).

 

Segundo a Secretaria de Saúde, 80% das pessoas que procuram as emergências dos hospitais públicos do DF poderiam receber atendimento em outras unidades, como centros e postos de saúde, de forma rápida e sem precisar marcar com antecedência.

 

(B.F./M.M.)