08/09/2013 às 19:39

São Sebastião tem tratamento antitabagismo

Serviço é oferecido, gratuitamente, pela Secretaria de Saúde

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura – 25/05/2013

BRASÍLIA (8/9/13) – A Regional de Saúde de São Sebastião reiniciou este ano o atendimento a grupos de pessoas que desejam parar de fumar, em reuniões realizadas sempre às quartas-feiras, às 14h, no auditório do Centro de Saúde da cidade.

 

O ciclo de palestras de cada grupo tem duração de cinco semanas, com sessões de manutenção quinzenais e mensais, com capacidade de atendimento a 20 pessoas por grupo.

 

São feitas palestras de apoio, consultas médicas, odontológicas e psicológicas, além da distribuição de medicamentos fornecidos pelo Programa Antitabagismo do Ministério da Saúde.

 

No DF, cada regional de saúde conta com uma equipe multidisciplinar composta de médicos, odontólogos, psicólogos, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.

 

Os pacientes são acompanhados durante um ano, a partir da entrada no grupo.

 

Para saber mais:

 

· O cigarro causa dependência física;

 

· Somente no Brasil, oito pessoas morrem por hora, vítimas de doenças provocadas pelo cigarro;

 

·Os fumantes têm risco duas vezes maior de sofrer derrame cerebral;

 

·As doenças cardiovasculares e respiratórias, como infarto, hipertensão arterial, bronquite e enfisema são exemplos de males causados a homens e mulheres que fumam cigarros;

 

·As mulheres que fumam têm maior risco que os homens de desenvolver câncer de pulmão. O tabagismo está associado ao câncer do colo de útero, segundo tipo mais comum entre as brasileiras;

 

·O risco de doenças do aparelho circulatório chega a ser dez vezes maior em mulheres jovens que usam anticoncepcionais orais e fumam;

 

·A exposição à fumaça do tabaco durante a gestação também aumenta as chances de episódios de hemorragia, complicações com a placenta e durante o parto.

 

(F.M./M.M.)