Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
22/09/2013 às 11:25
São oferecidas atividades lúdicas, como pintura, desenho, recorte, colagem e teatro; oficinas também promovem a educação em saúde
SAMAMBAIA (22/9/13) – Mais de 30 crianças foram atendidas no projeto-piloto do Centro de Saúde n° 3 de Samambaia, conhecido como “ReCriaSus”, onde são oferecidas atividades lúdicas, como pintura, desenho, recorte, colagem e teatro, além de promover a educação em saúde.
“Temos o exemplo de uma garota que perguntou para a terapeuta ocupacional quando precisava voltar. Algumas crianças choram e não querem voltar para casa por estarem tão envolvidas com a atividade”, relatou a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Michellyne Vaz.
Com a proposta de trabalhar as artes, o público infantil da unidade pôde confeccionar bandeirinhas, que enfeitaram a unidade, além de trocar conhecimentos sobre a história e o significado das festas juninas.
Neste mês, o projeto passou a fazer parte efetivamente das atividades do centro de saúde, nas terças-feiras à tarde e nas quintas-feiras pela manhã, momento de maior fluxo de pacientes na unidade.
VÍNCULO – O “ReCriaSus” foi lançado no final de junho e acontece na sala de espera, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre crianças e comunidade com os serviços de saúde.
“Atendemos uma média de 12 crianças. A cada mês trabalharemos um tema diferente, com a proposta de fortalecer esse vínculo”, informou a fisioterapeuta do núcleo, Adriana Rossi.
A temática trabalhada pelo grupo este mês é a limpeza do ambiente, com foco nos problemas respiratórios.
De acordo com a equipe, o projeto está inscrito no concurso cultural “O SUS que dá certo”, do Ministério da Saúde, pela “Política Nacional de Humanização”.
Os profissionais que trabalham no projeto fazem parte do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, formado por duas fisioterapeutas, uma assistente social, um farmacêutico, uma nutricionista, uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga.
(L.C/J.S)