Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/09/2013 às 11:37
Derrame mata 68 mil brasileiros a cada ano e é primeira causa de morte no país
BRASÍLIA (24/9/13) – Os pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame, têm atendimento especializado no Centro Neurocardiovascular do Hospital de Base, unidade referência no tratamento na capital do país e que funciona 24 horas.
“Quanto mais rápido for feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, maiores são as chances de o paciente se recuperar e evitar sequelas”, alertou a diretora de Assistência às Urgências e Emergências, Marinice Cabral Moraes.
Segundo ela, o centro – inaugurado em junho de 2012 – possui 11 leitos modernos com equipamentos de última geração, além de sala vermelha, amarela e intermediária, que recebem pacientes em situação grave, intermediária e de menor gravidade, respectivamente.
DADOS – O derrame mata 68 mil brasileiros a cada ano e é primeira causa de morte no país. Somente a rede pública de saúde do DF atende, em média, 170 pessoas vítimas da doença todos os meses.
De acordo com a neurologista, o risco de sofrer AVC aumenta, sobretudo, após os 55 anos e as taxas de mortalidade giram em torno de 30% a 40% nos casos.
DOENÇA – Existem dois tipos de AVC, o isquêmico, com obstrução de um vaso sanguíneo que leva à diminuição da circulação em determinada região do cérebro, e o hemorrágico, em que acontece a ruptura de um vaso sanguíneo com sangramento.
Entre os sintomas para identificar estão a perda de força muscular de um lado do corpo; a fala enrolada; o desvio da boca para um lado do rosto; a sensação de formigamento no braço; dores de cabeça súbitas ou intensas; tontura; náusea; e vômito.
Os principais fatores que desencadeiam a doença são tabagismo, uso abusivo do álcool, hipertensão, colesterol elevado e diabetes, alimentação inadequada, consumo excessivo de gordura e a falta de exercícios físicos.
Para prevenir o AVC, é necessário praticar exercícios físicos, ter alimentação saudável, evitar o fumo e o consumo de álcool e manter as taxas de pressão e do colesterol em níveis recomendáveis.
(A.S/J.S)