27/09/2013 às 13:33

População aproveita academia no HMIB para se exercitar

PEC é usado por servidores, pacientes e moradores da Asa Sul

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Brito / Arquivo

BRASÍLIA (27/9/13) – A academia ao ar livre localizada nas dependências do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), na Quadra 608 Sul, se tornou ponto de encontro de moradores da Asa Sul que gostam de se exercitar e cuidar da saúde.

 

Diariamente, mais de 20 pessoas frequentam o local chamado de Ponto de Encontro Comunitário (PEC), que possui dez equipamentos montados embaixo de grandes árvores.

 

“Todos os dias fazemos uma caminhada e depois nos exercitamos nos aparelhos. Além de ser um local seguro, nos ajuda a envelhecer com saúde”, comentou a moradora da 409 Sul, Amanda Gonçalves, de 65 anos.

 

Ela e Patrícia Melo, de 58 anos, frequentam o local e aproveitam a academia ao ar livro como vários outros moradores da região, servidores e pacientes do hospital.

 

“Quando faço os exercícios me sinto mais disposta, por isso incentivo todos os meus vizinhos a virem aqui”, relatou Patrícia.

 

A médica neonatologista, Ana Carolina Tardin, também frequenta a PEC antes do serviço. “Gosto de me exercitar pela manhã para começar o dia com bastante energia. Acredito que ter equipamentos como esses no local de trabalho é muito cômodo, pois podemos frequentar o local nos horários de folga, melhorando a saúde dos funcionários”, disse.

 

A coordenadora Geral da Regional Sul, Roselle Bugarin Steenhouwer, explica que a PEC foi criada, em 2011, para promover a prática de esporte junto à comunidade.

 

“Tentamos com esta iniciativa aproximar usuários e servidores no objetivo comum de qualidade de vida através dos exercícios físicos”, relatou a coordenadora.

 

Segundo Roselle, em breve, serão criados dois novos PECs, um no Centro de Saúde nº 7, localizado na 612 Sul, e outro no Adolescentro, 605 sul.

 

“A maioria dos usuários do Centro 7 são idosos e no Adolescentro menores de idade. Essas duas faixa etárias necessitam da prática de exercício. Nossa intensão é fazer com que a população de todas as idades utilize esse ponto de encontro, pois movimento é vida”, completou.

 

(M.M.)