28/09/2013 às 17:43

Equipe multidisciplinar reduz tempo de internação no Hospital de Samambaia

Desde julho deste ano, a permanência diminuiu de 26 para 18 dias na clínica médica

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

SAMAMBAIA (28/9/13) – A avaliação de pacientes por uma equipe multidisciplinar na Clínica Médica do Hospital Regional de Samambaia reduziu em oito dias o tempo de internação, pois conseguiu aperfeiçoar os serviços com as visitas realizadas pelos profissionais.

 

“O objetivo é otimizar as altas dos pacientes, além de agilizar pareceres e possíveis pendências, com uma boa assistência”, afirmou hoje o diretor da unidade de Saúde, Élio de Aguiar.

 

As visitas feitas pela equipe de profissionais ao leito dos pacientes, todas as quintas-feiras no período vespertino, contribuiu, por exemplo, para liberar cinco leitos na última vistoria.

 

A equipe é composta pela gestão de leitos, chefia da clínica médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médico, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar de Samambaia.

 

Os motivos que mantêm o paciente internado são avaliados e discutidos pela equipe, que conforme cada caso agiliza o processo da alta.

 

Assim, ocorre a liberação do leito para pacientes do pronto-socorro, para os que recebem alta da Unidade de Terapia Intensiva ou para aqueles transferidos de outros hospitais.

 

A médica da unidade Shirley Milione também reconheceu os efeitos dessa prática nos pacientes: “As visitas têm favorecido a desospitalização, além de ser possível obter a opinião de vários profissionais com um objetivo único e exclusivo: o bem-estar dos pacientes”.

 

O Hospital de Samambaia conta atualmente com 26 leitos na clínica médica e a taxa de ocupação efetiva da unidade gira em torno de 75% a 85%.

 

(L.C/J.S)