05/10/2013 às 18:10

Programa “Bombeiro Mirim” atendeu mais de 23 mil jovens

Iniciativa é realizada em 12 regiões administrativas do DF e qualquer criança ou adolescente pode participar

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Segurança Pública


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (5/10/13) – O programa “Bombeiro Mirim”, que destina atividades pedagógicas e esportivas a crianças e adolescentes, conseguiu atender em 14 anos de existência mais de 23 mil jovens.

 

“Queremos que todos os nossos alunos tenham uma boa perspectiva para o futuro, sem se perder no mundo do crime e das drogas. Tudo o que oferecemos nas aulas serve como contribuição para torná-los éticos e solidários, que ajudem em sua casa e comunidade”, explicou o comandante-geral do programa, coronel Ricardo Batista.

 

O Bombeiro Mirim ocorre todas as segundas, quartas e quintas-feira, no período da manhã e da tarde, em 12 regiões administrativas – Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Santa Maria, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Paranoá, São Sebastião, Sobradinho e Planaltina.

 

A grade curricular é extensa e vai desde a prática esportiva e aulas de reforço escolar até aulas de primeiros socorros, ordem unida e xadrez.

 

A coordenação do programa é anualmente orientada por um grupo composto por promotores de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, psicólogos, pedagogos e sociólogos, para que as atividades do programa alcancem os objetivos definidos pela Corporação.

 

Para Edianne Antunes, 32, mãe e voluntária da Brigada de Ceilândia, o projeto mudou a vida de toda a família: “Meus filhos agora são mais disciplinados, colaboram com as atividades de casa e eu acabei me tornando voluntária para ajudar neste projeto que eu considero tão importante”, contou.

 

INSCRIÇÃO – Qualquer criança e adolescente entre 7 e 14 anos pode ser um Bombeiro Mirim, basta se inscrever na Brigada dos Bombeiros mais próxima de sua residência, acompanhado dos pais ou responsáveis e com a documentação pessoal (CPF, identidade, comprovante de residência e foto 3×4).

 

Não existe nenhum processo seletivo para o ingresso do interessado, basta ter vaga disponível.

 

O programa é gratuito e oferece transporte aos alunos em ônibus próprio da Corporação e alimentação durante o intervalo das atividades. Apenas o uniforme é pago pela família.

 

(L.C/T.V)