Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
01/10/2013 às 16:23, atualizado em 12/05/2016 às 17:53
Produto seria comercializado em feiras e pequenos mercados do Distrito Federal
BRASÍLIA (1°/10/2013) – Auditores da Agência de Fiscalização do DF (Agefis) apreenderam, hoje, 300kg de carcaças bovinas clandestinas, na BR-060, próximo ao Engenho das Lages. A carga era transportada ilegalmente de Goiás para o DF sem registro de inspeção do órgão sanitário competente, data de validade ou de produção.
As carcaças de boi estavam na carroceria de uma caminhonete 4×4 sem as mínimas condições de higiene sanitária e, de acordo com o órgão, as peças seriam distribuídas nas feiras e pequenos mercados do DF.
Segundo o auditor responsável pela operação que resultou na apreensão, Wellington Lopes, é necessário que a população tenha cuidado ao adquirir carnes, uma vez que o produto, quando acondicionado de forma errada, pode causar doenças.
“O consumidor ao comprar carne deve verificar sempre a existência do selo de inspeção, sob o risco de levar para casa um produto clandestino que pode provocar doenças, como brucelose, tuberculose e a cisticercose, mais conhecida como solitária”, orientou Lopes.
O responsável pela carga apreendida foi autuado e responderá processo administrativo. Ele poderá ser multado em valores entre R$2 mil e R$1,5 mil.
Os produtos foram encaminhados ao Jardim Zoológico de Brasília para análise e possível aproveitamento. A operação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Somente neste ano a Agefis apreendeu seis toneladas de carne bovina, suína, de frango e pescados, todos de origem clandestina, transportadas e armazenadas sem as mínimas condições de higiene.
(F.M./M.M.)