07/10/2013 às 16:15

Sejus e Detran fiscalizam estacionamento irregular após denúncia

Ação é a primeira para coibir carros parados em vagas de idosos e pessoas com deficiência depois da criação do Disque Acessibilidade

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

TAGUATINGA (7/10/13) – A Secretaria de Justiça (Sejus) do DF e o Detran-DF realizaram hoje uma fiscalização extraordinária no estacionamento do Edifício Trade Center, em Taguatinga, para coibir o estacionamento irregular em vagas de idosos e pessoas com deficiência. A ação partiu de uma denúncia e é a primeira do Disque Acessibilidade, lançado na segunda-feira passada (30).

 

“Com o Disque Acessibilidade conseguimos ver o que está errado e fazer reparos. Além de autuar, também orientamos os motoristas”, explicou o coordenador do Centro de Proteção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Sejus, Sérgio Pimentel.

 

O Disque Acessibilidade é um programa que funciona com a Ação “Essa Vaga é Minha” – um mutirão de fiscalização que ocorre toda quinta-feira em uma cidade diferente do DF, com previsão de encerrar em dezembro.

 

A ação conta com oito agentes, duas viaturas do Detran, uma da Sejus e uma da administração regional. Em oito edições, o “Essa Vaga é Minha” já notificou 70 pessoas e fez 12 apreensões de veículos.

 

Na próxima quinta, o mutirão visitará o Gama.

 

A multa por estacionar irregularmente em vaga destinada a pessoas com deficiência ou a idosos é grave: cinco pontos na carteira e R$127,69.

 

Os telefones do Disque Acessibilidade são: 2104-1173/2104-1174/21104-1175.

 

(B.F./M.M.)