09/10/2013 às 12:46

Oficina no HMIB discute ampliação do suporte às grávidas

O objetivo é discutir procedimentos para apoiar física e emocionalmente às mulheres

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação/Ses

BRASÍLIA (9/10/13) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) oferece hoje a continuação da oficina sobre a Humanização do Parto, com o objetivo de discutir procedimentos para o suporte físico e emocional às mulheres grávidas no momento da internação hospitalar e nascimento.
 

“Esse momento é importante para criarmos oficialmente um espaço para refletir as melhores práticas de atendimento e ampliarmos o olhar para o momento do nascimento”, explicou uma das organizadoras da oficina, a psicóloga do HMIB, Clarissa Telles Kahn.
 

No primeiro dia de oficina, realizada ontem (8), profissionais de saúde debateram temas sobre tecnologias leves, como a participação do acompanhante, a ambiência da sala de parto referente aos ruídos, e principalmente a importância da inserção das doulas no SUS.
 

“As doulas desempenham um papel importante dando suporte físico e principalmente emocional, fazendo massagens e ouvindo as demandas da parturiente. O trabalho delas vem complementar o trabalho da equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros obstétricos e psicólogos”, contou a enfermeira participante do evento, Roselane Cristina Passos.
 

Segundo Élen de Fátima Marinho Santana, representante do hospital público de Belo Horizonte referência em humanização, Sophia Feldman, a batalha é diária para capacitar a equipe, mãe e família, além de defender um sistema de saúde público mais humanizado.
 

O evento foi organizado pela parceria entre GDF, Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (ReHuNa) e Ministério da Saúde.
 

(L.C/T.V)