A hotelaria do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) lançou o Projeto Boas Práticas – Uso Consciente do Enxoval. A iniciativa estimula o uso responsável e o correto fluxo das peças hospitalares, reforçando a importância do cuidado compartilhado entre todos os profissionais da unidade.
Para aproximar as equipes, estandes foram montados nos corredores, onde os profissionais da hotelaria recebem os colaboradores, esclarecem dúvidas e ouvem sugestões. As atividades são promovidas nos turnos da manhã e da tarde, envolvendo profissionais de diversos setores.
“Estamos em diferentes andares para alcançar o maior número possível de colaboradores. Os gestores incentivam a participação, e o momento é de diálogo, escuta e aprendizado”, explica a chefe do núcleo de hotelaria do HRSM, Vanessa Oliveira.
A técnica de enfermagem Maria Aparecida Alves destaca o aprendizado prático do projeto: “Às vezes, a caneta estoura no bolso da roupa privativa e nem percebemos o impacto. Agora sei que deve ir direto para a lavanderia, em um processo separado. Vou redobrar o cuidado”.