Com a proximidade do período chuvoso, diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se reuniram em uma força-tarefa pelas regiões administrativas para executar serviços de prevenção a enchentes e enxurradas. Desta vez, os trabalhos percorreram a região de Água Quente. Por uma semana, equipes fizeram limpeza de vias, remoção de entulhos, manutenção de estradas e instalação de quebra-molas.
A via que liga a DF-280 aos condomínios Dom Francisco e Rocio recebeu 18 toneladas de fresado para melhorar a trafegabilidade em um trecho de 350 metros | Fotos: Divulgação/Administração de Água Quente
No Km 15 da DF-190, o principal serviço foi o de limpeza. Por lá, foram recolhidas 36 toneladas de entulho, para garantir vias mais transitáveis mesmo durante as chuvas mais intensas. Simultaneamente, a estrada não pavimentada que liga a DF-280 aos residenciais Dom Francisco e Rocio ganhou a aplicação de 18 toneladas de fresado em um trecho de 350 metros, com o objetivo de minimizar o impacto das chuvas que costumam causar erosões nesses pontos.
Além das intervenções nas vias, as equipes executaram serviços de prevenção aos alagamentos. Com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), foi feita a limpeza do canal de contenção de águas pluviais no Km 2 da DF-280 e a construção de um novo bolsão. Essas intervenções garantem um escoamento adequado da água da chuva, evitando o acúmulo nas estradas.
“A DF-280 era intransitável; havia muito buraco, e os moradores fizeram várias solicitações junto à administração para melhorar a situação da via. E na DF-190, o grande problema é o descarte irregular de lixo. Toda semana precisamos fazer uma limpeza no local para recolher esse entulho. Estamos trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores de Água Quente”, afirmou a administradora regional Lucia Gomes.
