Olhos atentos e muita animação. Foi dessa forma que cerca de 180 alunos da Escola Sítio das Araucárias, localizada na zona rural de Sobradinho, reforçaram o conhecimento sobre a importância da higiene pessoal para a saúde. O tema foi abordado, nesta quinta-feira (17) pelos alunos de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) em ação que compõe uma das iniciativas previstas pelo Eixo Educacional Interação Ensino-Serviço e Comunidade (IESC).
“No começo do ano a gente visitou as escolas que compõem o território da Unidade Básica de Saúde (UBS) 4, da Rota do Cavalo. Conversando com a equipe pedagógica, os alunos conseguiram identificar as principais necessidades da comunidade”, explica a médica e docente do curso de medicina, Cynthia Bettini, que atualmente coordena o Eixo Educacional IESC do 1° ano da instituição de ensino.
Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Os alunos participaram de dinâmicas que abordavam assuntos sérios de forma lúdica | Fotos: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Durante as atividades, os estudantes de 5 a 12 anos participaram de dinâmicas que tornaram o aprendizado leve e interativo. Para abordar a saúde bucal, quatro alunos representaram dentes, posicionados lado a lado e interligados por almofadas. Em duplas, outros alunos simularam o uso de fio dental entre os dentes, finalizando com a escovação.
Em outra dinâmica, as crianças foram incentivadas a encontrar e categorizar embalagens de produtos de higiene, separando-as em caixas de higiene corporal e bucal. Ao final, cada aluno recebeu um kit de higiene bucal, incluindo pasta e escova de dentes.
Thaliane Ribeiro: “Acho que é sempre importante a gente discutir sobre a saúde e passar esses conhecimentos também para os alunos mais novos”
