O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) realizou, nesta quarta-feira (16), às 15h, a sua IV Audiência Pública como prestação de contas à sociedade sobre sua atuação ao longo de 2024. O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo (Egov), com transmissão pelo YouTube nos canais do Iprev-DF e da Secretaria de Economia (Seec-DF).
Na audiência, foram apresentados três pilares, em atendimento às exigências do programa Pró-Gestão, do Ministério da Previdência: Governança corporativa, resultados da política de investimentos e aspectos relevantes da avaliação atuarial.
“A audiência pública busca atender a uma exigência do programa Pró-Gestão do Ministério da Previdência, que qualifica os investidores de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e prestar informações à sociedade sobre a gestão, a situação atuarial do regime e sobre os investimentos geridos pelo Iprev-DF e a evolução do seu patrimônio”, destacou a diretora-presidente do Iprev-DF, Raquel Galvão, acrescentando que prestar contas da gestão e dos gastos realizados é uma obrigação constitucional e legal da administração pública.
O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo (Egov), com transmissão pelo YouTube nos canais do Iprev-DF e da Secretaria de Economia (Seec-DF) | Foto: Divulgação/Iprev-DF
A diretora de Governança, Projetos e Compliance, Sylvia Neves Alves, apresentou o primeiro pilar da audiência. Ela destacou que em 2024 o Iprev-DF obteve 100% de êxito das metas previstas, dentre os 13 projetos estratégicos aprovados. Na área de compliance e integridade, ressaltou a divulgação das Pílulas de Integridade e a realização da 1ª Semana de Compliance e Integridade do Iprev-DF.
O diretor Jurídico, Luiz Gustavo Barreira Muglia, apresentou as ações da Controladoria, informando que os servidores atuam em quatro área principais: Controladoria, Gerência de Controle de Riscos, Divisão de Auditoria e Correição e Ouvidoria. Destacou que as ações de acompanhamento garantem “a conformidade e eficiência na gestão dos recursos previdenciários e nas operações administrativas do Instituto”.
Coube à diretora-presidente, Raquel Galvão, apresentar a atuação da Ouvidoria. Ela ressaltou que a internet é o principal canal de recebimento das mensagens (47%), seguida de ligações telefônicas (26,5%) e atendimento presencial (25,4%). Informou que o nível de satisfação com o serviço chegou a 91% no ano passado, ante uma meta de 88%. O índice de resolutividade, por sua vez, atingiu 83%, batendo a meta estabelecida de 76%.
“O Iprev-DF mantém um sólido compromisso com a transparência e a governança em todas as suas operações. Nossa missão é garantir a gestão responsável e transparente dos recursos previdenciários, assegurando a sustentabilidade do sistema para beneficiar os servidores públicos do Distrito Federal”, destacou Raquel, acrescentando que o instituto vem garantindo desde 2018 o índice máximo de 100% de transparência ativa e passiva, 65% de cumprimento das demandas dos órgãos de controle e 91% de satisfação do público com os serviços da Ouvidoria.