Nesta quinta-feira (19), o governador Ibaneis Rocha autorizou a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Incra 8, em Brazlândia. A medida visa ampliar a oferta de serviços de saúde na região, especialmente na atenção primária.
As UBSs são a porta de entrada no atendimento à população e capazes de resolver até 80% das demandas de saúde, como o acompanhamento de uma gestação e de outras fases da vida, tratamentos dentários, aplicação de vacinas, distribuição de medicamentos, entre outras tarefas essenciais.
Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha lembrou que o GDF está reconstruindo o hospital da cidade e falou de outros investimentos, como um campo sintético que será erguido na região. “Voltamos os olhos para Brazlândia, que estava abandonada, e conseguimos trazer tudo aquilo que nos foi pedido. Temos feito muitas entregas ao longo desses seis anos para a população que, com tanto carinho, nos recebe. Essa unidade básica vai atender uma comunidade que necessitava muito”, afirmou.
As UBSs são a porta de entrada no atendimento à população e capazes de resolver até 80% das demandas de saúde | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília
A vice-governadora Celina Leão defendeu a importância da UBS na questão do conforto e praticidade para os moradores. “Levar saúde de qualidade para a população é um dos principais compromissos da nossa gestão. Essa UBS que será construída vai levar atendimento de qualidade sem que as pessoas precisem se deslocar para regiões distantes, o que também faz parte do olhar cuidadoso com a população”, acrescentou a vice-governadora Celina Leão.
A UBS
O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A obra conta com investimento de R$ 10.976.426,30, sendo que R$ 6,3 milhões vêm de emenda parlamentar da deputada federal Bia Kicis.
Lucimar Nogueira, vigilante: “A gente recebe tantas obras com muito entusiasmo. A DF-180 está quase concluída e, para nós que moramos aqui, vai facilitar muito o nosso acesso não somente ao Incra 8, mas aos outros vizinhos também”
A nova unidade vai atender cerca de 14 mil pessoas da região, que fazem parte de uma população vulnerável situada na área rural e que, em breve, terão suas demandas atendidas mais perto de casa.
“Aqui é uma área de bastante vulnerabilidade e os moradores tinham que percorrer grandes distâncias para ter um atendimento. Essa UBS é uma necessidade que a população tinha há muitos anos. Isso é um reflexo da necessidade do Sistema Único de Saúde, de estar próximo à comunidade. Então, isso significa ampliação de acesso, cuidado e vínculo da população com sua equipe de família”, defendeu a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.
Os serviços incluem a instalação de tapumes, limpeza do terreno e a construção do canteiro de obra. Quando concluída, a UBS terá uma estrutura modular e padronizada, com vigas e pilares metálicos, o que garante agilidade na construção e flexibilidade para futuras ampliações. Inicialmente, serão instalados dois módulos interligados por passarelas cobertas, com infraestrutura capaz de acomodar até sete equipes de saúde da família. O projeto arquitetônico segue as diretrizes do Ministério da Saúde, permitindo a expansão conforme demanda.
