Quinta (6) e sexta-feiras (7) serão dois dias decisivos para aqueles que concorrem à vaga no processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 2024 da brigada florestal do Instituto Brasília Ambiental. Neste período estão sendo realizados, no Parque Ecológico Ezechias Heringer, localizado no Guará, os testes de aptidão física (TAF) e o de habilidades no uso de ferramentas agrícolas (Thufa). Ambos têm caráter classificatório e eliminatório. A unidade de conservação estará fechada ao público, voltando ao horário de funcionamento normal no sábado (8).
Na abertura dos testes, o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou o trabalho preventivo realizado pelos brigadistas. “Esse processo seletivo é um esforço conjunto de vários órgãos do governo visando à preservação do meio ambiente. O Brasília Ambiental se sente honrado pelo fato de os candidatos almejarem trabalhar na nossa instituição, defendendo e protegendo o Cerrado. Graças a essa atuação, entre 2022 e 2023, houve a redução de 68% na área queimada, no Distrito Federal”, comentou.
No teste de habilidades no uso de ferramentas agrícolas, os candidatos precisam capinar e limpar no tempo estabelecido no edital | Foto: Divulgação/ Brasília Ambiental
A coordenadora do Plano de Prevenção de Combate a Incêndios Florestais (PPCIF), Carolina Schubart, comentou sobre o prognóstico de 2024 ter um período de estiagem mais prolongado. “Estamos muito felizes por essa seleção, pela primeira vez na história do DF, estar sendo feita no mês de junho, em tempo hábil. Agradecemos o esforço do Brasília Ambiental por esse recrutamento”, afirmou Carolina, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF), no evento.