Um gesto de solidariedade e união envolveu um grupo de profissionais do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que se juntaram e participaram da campanha Colaborador Sangue Bom, doando sangue na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). A iniciativa teve como objetivo contribuir com os níveis de estoques de sangue e garantir a disponibilidade para pacientes que necessitam de transfusões.
“A doação de sangue é um ato simples, mas com um impacto significativo. Cada doador desempenha um papel essencial para salvar vidas, e a participação de voluntários é fundamental para assegurar que os estoques de sangue permaneçam adequados”, avalia a chefe do Núcleo de Hemoterapia do HRSM, Flávia Mendes.
A iniciativa teve como objetivo contribuir com os níveis de estoques de sangue e garantir a disponibilidade para pacientes que necessitam de transfusões | Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
A enfermeira do Núcleo de Hemoterapia, Sarah Villela, afirma que “para muitos pacientes, especialmente aqueles que enfrentam cirurgias, tratamentos oncológicos ou doenças hematológicas, cada doação representa uma nova chance de vida. E, para que esses estoques estejam sempre disponíveis, a doação recorrente é essencial. O sangue não pode ser fabricado artificialmente, e a única forma de garantir seu suprimento é por meio da generosidade de doadores frequentes.”