A comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 da Candangolândia e do CEF Vila Areal votaram, nesse sábado (4), pela implementação do modelo de gestão compartilhada cívico-militar. A decisão de ambas as escolas ocorreu após uma audiência pública em que autoridades educacionais e da segurança pública apresentaram os princípios do programa, fruto de parceria entre as secretarias de Educação (SEEDF) e de Segurança Pública (SSP-DF).
Com aprovação de 80% e 94,4% da comunidade escolar, respectivamente, o CEF 01 da Candangolândia e o CEF Vila Areal somam-se às 25 escolas cívico-militares já em funcionamento e às 12 em transição na rede. O subsecretário das Escolas de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro, um dos representantes da SSP-DF na audiência em Candangolândia, ressaltou o sucesso do programa e a meta de expansão do GDF.
“Estamos em um momento significativo de ampliação do projeto. É importante que apresentemos para a comunidade esta que é uma oportunidade de ampliar a segurança no ambiente escolar. Os resultados mostram um sucesso do modelo, como o CEF 01 do Bandeirante, aqui na mesma regional, que hoje tem o quinto maior Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do DF”, destacou o coronel.
A perspectiva dos educadores também foi reforçada pelo chefe da Unidade de Apoio às Coordenações Regionais de Ensino (Unicre), Carlos Ney Menezes, que defendeu o fortalecimento do ambiente escolar com a chegada da equipe de disciplina militar, permitindo que os professores foquem o trabalho pedagógico.