A primeira etapa preparatória regional da Conferência Distrital de Segurança Pública (Confedisp) teve início nesta segunda-feira (21). Promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o encontro contou com a participação da população, administração regional das cidades, servidores públicos e forças de segurança com objetivo de fortalecer e promover a segurança integral.
O objetivo do evento é incentivar a participação da população para definir diretrizes que irão nortear as ações de segurança no Distrito Federal nos próximos anos | Fotos: Rodrigo de Castro/SSP-DF
Durante todo o mês de outubro, além de líderes comunitários e membros dos Conselhos Comunitários de Segurança, cerca de 150 servidores das forças de segurança – polícias Civil (PCDF) e Militar do DF (PMDF), Corpo de Bombeiros (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF), servidores da SSP-DF e da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) participam da preparação para a Confedisp.
A abertura ocorreu no auditório do Sesc, em Ceilândia, e contou com participantes das regiões administrativas da RISP Oeste que é formada pelas cidades de Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Samambaia e Águas Claras. Foram apresentados os objetivos, programação e aspectos metodológicos da Conferência e desenvolvidos trabalhos em grupos cuja apresentação contou com principais problemas e soluções para as demandas de cada região.
“Saímos na frente neste sentido. O nosso programa de política de segurança do DF, o DF Mais Seguro – Segurança Integral – tem este foco, o da integralidade, o da participação de todos por um espaço mais seguro e melhor para se viver”
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública
“A participação na Confedisp é importante para que a sociedade possa atuar no exercício da segurança pública como responsabilidade de todos”, declarou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. “É algo que transcende o controle do crime para abordar as causas e as consequências da criminalidade, da violência e da segurança, promovendo-a por meio da articulação e atuação conjugada, mediante eixos de segurança que priorizam projetos, ações e serviços para a manutenção da ordem pública no âmbito da criminalidade, incluídas tanto questões de violência, como de insegurança”, finalizou.
O evento é uma oportunidade para discutir e aprimorar a Política Distrital de Segurança Pública, compreender as realidades locais e identificar boas práticas. O objetivo é incentivar a participação da população para definir diretrizes que irão nortear as ações de segurança no Distrito Federal nos próximos anos.
Segundo o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes, e também coordenador do evento, a integração da sociedade é o que realmente promove mudanças. “Hoje, demos início a um dos projetos mais audaciosos de segurança pública. Foi uma determinação do secretário de segurança e do governador e estamos realizando as plenárias regionais, que são as discussões preparatórias para a Conferência Distrital de Segurança Pública”, declarou.
A Confedisp será realizada em diferentes etapas, começando com as conferências regionais, culminando na etapa distrital, que será o ponto alto da conferência. Esta última etapa será composta por plenárias e painéis temáticos, prevista para ocorrer em novembro. O objetivo é discutir as políticas públicas de segurança que são entregues para a população do DF.