21/12/2025 às 16h49 - Atualizado em 22/12/2025 às 15h00

Centros interescolares de línguas do DF estão com inscrições abertas para cursos de cinco idiomas

Estudantes da rede pública interessados em estudar inglês, espanhol, francês, alemão ou japonês podem se inscrever até 9 de janeiro, no site da Secretaria de Educação; vagas para a comunidade serão divulgadas posteriormente

Por

Catarina Loiola, da Agência Brasília  | Edição: Chico Neto

Os centros interescolares de línguas (CILs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo. O prazo começou no último dia 15 e segue até 9 de janeiro para estudantes da rede pública de ensino, a partir do 6º ano. A inscrição deve ser feita pelo site da Secretaria de Educação (SEEDF). A seleção será realizada por sorteio randomizado pelo sistema de gestão escolar i-Educar, garantindo isonomia entre os inscritos.

Estudantes têm quatro opções de idiomas para escolher no CIL | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Há vagas para inglês, espanhol, francês, japonês e alemão nas 17 unidades do DF. O candidato pode escolher até quatro opções de local e idioma, conforme a oferta de cada unidade, obrigatoriamente em turno contrário ao do ensino regular. Os resultados serão divulgados a partir das 18h de 26 de janeiro. A consulta é de responsabilidade do aluno, uma vez que não será encaminhado nenhum comunicado aos contemplados.

Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, explica que o número exato de vagas por unidade é flutuante: “Depende da renovação de matrícula dos veteranos, mas a expectativa é de ampla oferta para novos estudantes. Atualmente, os CILs atendem a mais de 55 mil estudantes distribuídos nas 17 instituições, presentes nas 14 coordenações regionais de ensino. Temos alunos do ensino fundamental [a partir do 6º ano], ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e membros da comunidade local.”

O prazo para matrícula vai de 27 a 30 de janeiro. É necessário apresentar os seguintes documentos (original e cópia): identidade, CPF, duas fotos 3x4, comprovante de residência e declaração de escolaridade atualizada. Para os estudantes menores de 18 anos, são necessários os documentos (CPF e RG) do responsável. As vagas remanescentes serão destinadas à comunidade posteriormente.

“Mais do que um aprendizado em sala de aula, o ensino de idiomas nos CILs representa uma poderosa ferramenta de mobilidade social”, salienta Érica Martins. “Ao disponibilizar gratuitamente cursos de línguas estrangeiras para jovens da rede pública, a Secretaria de Educação contribui para reduzir o abismo de oportunidades no mercado de trabalho, permitindo que esses estudantes concorram a vagas de estágio e programas de intercâmbio em condições de igualdade com qualquer outro aluno do país.”