Nesta quarta-feira (19), os profissionais de saúde que trabalham no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) participaram de um treinamento sobre sepse em pediatria, que ocorreu no centro de simulação realística do hospital. Foram cinco turmas ao longo de todo o dia. O treinamento é promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), que tem como papel gerar conhecimento aplicado para qualificar o cuidado em saúde de média e alta complexidade, alinhado com objetivos estratégicos do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF).
“O intuito do nosso treinamento é fazer com que os colaboradores estejam cada vez mais capacitados, para que eles possam saber e intervir melhor diante de um paciente pediátrico em quadro de sepse, choque séptico, para que eles tenham a maior segurança e prezem sempre pela qualidade do atendimento ao paciente”, explica a enfermeira do Núcleo de Educação Permanente da Diep, Gisele Bacelar.
O treinamento é promovido pela Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), que tem como papel gerar conhecimento aplicado para qualificar o cuidado em saúde de média e alta complexidade | Foto: Divulgação/IgesDF
Durante o treinamento, foi realizado um estudo de caso hipotético, onde o paciente tinha um foco de infecção que era respiratório, apresentando sinais de hipoperfusão, hipotensão, taquicardia, sudorese, febre, entre outros. “São sinais de que a gente tem que, de fato, intervir e abrir precocemente o protocolo de sepse, que é um foco de infecção, onde essa infecção vai desregular o organismo e vai fazer com que o paciente fique mais letárgico, mais apático. Se não for iniciado o tratamento precocemente, essa infecção pode comprometer significativamente até o sistema nervoso central”, informa a enfermeira que ministrou o treinamento.