Ceilândia ganhará um novo espaço de acolhimento para mulheres com a inauguração do Comitê de Proteção à Mulher, marcada para esta quinta-feira (4), na administração regional da cidade. A unidade, sob a responsabilidade da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), tem como principal objetivo a proteção e promoção dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, proporcionando um atendimento acolhedor e direcionado para aquelas cujos direitos estão ameaçados ou violados.
A primeira unidade do Comitê de Proteção à Mulher foi inaugurada em março na Administração Regional do Itapoã | Fotos: Vinicius de Melo/ SMDF
Essa é a segunda unidade a entrar em funcionamento. A primeira, inaugurada em março na administração do Itapoã, tem atendido mulheres nas suas mais diversas demandas, como apoio em casos de violência, orientação para uso das políticas públicas assistenciais e encaminhamento para cursos de capacitação. Seguindo o mesmo modelo, a nova instalação contará com profissionais capacitados para atender mulheres, familiares e pessoas dispostas a denunciar situações de violência doméstica.
Segundo a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, o espaço será um ponto de acolhimento essencial para mulheres que enfrentam situações de violência. “Cada novo comitê de proteção representa um passo significativo na luta contra a violência doméstica. Esses espaços não apenas oferecem apoio imediato às vítimas, mas também conectam essas mulheres aos recursos e programas que podem ajudá-las a reconstruir suas vidas”, destacou.
Outro ponto importante é criar uma ponte entre as mulheres em situação de vulnerabilidade e os programas e projetos realizados pela pasta, incentivando as denúncias. Essas denúncias são cruciais para interromper o ciclo de violência e evitar novos casos de feminicídio. Além de observar as vulnerabilidades enfrentadas pelo público feminino, o comitê também comunica à autoridade policial incidentes de violência, garantindo ações imediatas.