A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) concluiu a implantação do novo projeto paisagístico no prédio da sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Todo o planejamento e a execução foram realizados pela própria Novacap, caracterizando uma obra direta, sem contratação de obras terceirizadas.
A iniciativa integra uma parceria firmada em março de 2025, quando foram iniciadas tratativas para resgatar a beleza original dos jardins. Desenvolvida pela Divisão de Paisagismo e Implantação (DPAI) da Diretoria das Cidades, o projeto contemplou a reforma das jardineiras, a recuperação dos gramados e um novo paisagismo em áreas externas, como jardins e espelhos d’água, além de espaços internos do prédio, incluindo o plenário.
O paisagismo utilizou uma variedade de espécies ornamentais, entre elas palmeiras, filodendros, clúsias, costela-de-adão, marantas, cordilíneas e espécies aquáticas como o papiro, aplicadas especialmente nos espelhos d’água. As escolhas tiveram como objetivo valorizar o espaço institucional, promovendo mais harmonia estética ao ambiente.
“Esse projeto foi elaborado e executado pela nossa própria equipe técnica, o que demonstra a capacidade da Novacap em conduzir ações completas, desde o planejamento até a execução. É uma satisfação contribuir para a valorização de um espaço tão importante como o TJDFT”, afirma Raimundo Silva, diretor das Cidades.
Além do aspecto estético, o projeto foi desenvolvido com critérios de sustentabilidade, priorizando espécies perenes e adaptadas ao clima local, incluindo plantas compatíveis com o bioma Cerrado. A escolha dessas espécies contribui para a redução da necessidade de substituições frequentes, facilita a manutenção ao longo do tempo e garante maior durabilidade ao paisagismo, preservação ambiental e valorização do espaço institucional.