Nesta quarta-feira (10) foram instituídos os novos símbolos dos Conselhos Comunitários de Segurança do Distrito Federal (Consegs). A partir da publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), os símbolos serão utilizados exclusivamente em atividades inerentes aos Conselhos das Regiões Administrativas (Conseg/RA) e aos de Segurança Rural (Conseg/Rural).
“A efetividade de nossas ações de melhorias em segurança tem mais suporte e eficiência quando a equipe é formada por poder público e sociedade”, afirmou o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar. “Por isso, estamos focando no envolvimento progressivo e em conjunto entre sociedade e governo, e outras instituições não governamentais nos assuntos e decisões de Segurança Pública. Com uma identidade visual clara, os Consegs se tornam facilmente reconhecíveis, o que facilita a interação e a comunicação com os moradores”, frisou Avelar.
A nova logomarca dos Consegs auxilia na identificação da população, que pode se sentir mais segura | Foto: Divulgação/ SSP-DF
Na nova logomarca dos Consegs, as linhas representam os pilares estilizados do Palácio do Buriti, sede do poder executivo do Governo do Distrito Federal. Cada região terá o nome representado abaixo do círculo dourado e a marca poderá ser utilizada de forma individual por cada conselho.
“A publicação da assinatura dos Consegs tem o intuito de fortalecer uma identidade visual de uma equipe que já é conhecida por toda comunidade e por todos os órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal”, frisou o coronel Paulo André Monteiro, chefe da Unidade Gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança.
Para o presidente do Conseg do Lago Norte, João Montandon, em situações delicadas, como pedir a um vizinho que abaixe o som, por exemplo, a falta de identificação normalmente gera resistência e desconfiança. “Por não saberem com quem estão lidando, os moradores hesitam em atender à porta. A iniciativa da SSP, ao implementar uma logomarca oficial para os Consegs, valoriza e prestigia o trabalho desses conselhos e de seus colaboradores. Isso não só aumenta a eficácia das ações de segurança, mas também promove um ambiente de maior confiança e cooperação entre a comunidade e as autoridades. Com essa medida, todos ganham: os Consegs se tornam mais eficientes, os moradores se sentem mais seguros e os agentes de segurança podem atuar com mais precisão e assertividade”, finalizou.