A tarde da última quinta-feira (22) foi de celebração para os servidores da equipe da Ouvidoria-Geral da Controladoria-Geral do Distrito Federal (OGDF/CGDF). Isso porque foi inaugurada a nova sala feita especialmente para atender o cidadão, servidores e colaboradores da Controladoria. Localizado no 13º andar do Anexo do Buriti, onde também funcionam outros setores da CGDF, o novo espaço foi preparado com o objetivo de suprir as necessidades e as características do trabalho na Ouvidoria. A sala é uma alternativa para o cidadão, que pode ser atendido pessoalmente, pelo telefone 162 e também de modo virtual, no ParticipaDF.
Iniciando as apresentações sobre a sala, o controlador-geral do DF, Daniel Lima, enfatizou que a conquista se deu pela sensibilidade de quem trabalha no setor quanto e de quem por ele é atendido, já que a atuação na Ouvidoria demanda sigilo e cuidado para com as informações sensíveis tratadas ali. “Compartilhamos esse momento de muita alegria com o time da Ouvidoria e também com a população no geral, que poderá contar com atendimento mais receptivo quando trouxerem suas demandas para a CGDF. A intenção é que as pessoas se sintam acolhidas e seguras ao se manifestarem, enquanto o servidor dispõe de um ambiente adequado para melhor orientar as soluções para quem o procura”, afirmou Lima.

A Ouvidoria da CGDF celebra a conquista de um novo espaço que possibilita o aperfeiçoamento do trabalho de escuta | Foto: Divulgação/CGDF
Acessibilidade, acolhimento e segurança
A ouvidora-geral do DF, Cecília Fonseca, expressou sua alegria com a novidade, informando aos presentes na inauguração que a sala é uma demanda antiga da equipe e que, para conquistá-la, contou com o apoio tanto da Controladoria quanto de outros órgãos.
Uma das instituições que colaborou com a Ouvidoria foi a Secretaria da Pessoa com Deficiência do DF (SEPD), responsável pelo auxílio com o projeto de acessibilidade do local. A atuação da SEPD destaca a letra “A” da sigla que são os pilares do atendimento na OGDF, como explicou Cecília Fonseca: “As letras significam, respectivamente, A = acessibilidade, A = acolhimento e S = segurança. Elas ressaltam que a Ouvidoria deve estar ali justamente para ouvir o cidadão e o servidor, adotando todos os métodos e dispositivos que façam com que esse processo seja realizado de forma que o reclamante e o ouvidor confiem na instituição”, disse.