O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), por meio do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar (NUCIH) do Hospital de Base (HBDF), e o Núcleo de Educação Permanente (Nudep) da Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (Diep), promove, de 12 a 14 de março, o III Curso de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras) e Uso Racional de Antimicrobianos.
A iniciativa é obrigatória para todos os residentes médicos e residentes multiprofissionais da unidade. Porém, existem vagas disponíveis para profissionais de saúde e estudantes da área. O curso terá atividades presenciais e online. Os interessados devem acessar este formulário online.
O objetivo principal do curso é capacitar os profissionais sobre as práticas eficazes na prevenção de Iras, sobre o controle de microrganismos multirresistentes e a adequada utilização de antimicrobianos. O evento contará com debates e palestras de especialistas no assunto de todo o Brasil, além de autoridades da saúde no DF como o Secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Jr.
Julival Ribeiro: “É essencial que novos profissionais, como residentes e estudantes, tenham, desde o início da carreira, uma formação sólida sobre a prevenção dessas infecções” | Foto: Davidyson Damasceno/IgesDF
De acordo com Julival Ribeiro, coordenador do NUCIH do HBDF, as infecções relacionadas ao sistema de saúde representam um grande desafio, pois aumentam o tempo de internação e a mortalidade dos pacientes. No entanto, são eventos que podem ser evitados com a adoção de medidas baseadas em evidências.
Ainda de acordo com ele, “é essencial que novos profissionais, como residentes e estudantes, tenham, desde o início da carreira, uma formação sólida sobre a prevenção dessas infecções. Desta maneira, os residentes conseguem compreender quais medidas devem ser adotadas para reduzir os riscos tanto para os pacientes quanto para o próprio sistema de saúde.”
Curso trará discussão sobre resistência a antimicrobianos
O curso também trará uma discussão que tem preocupado os médicos no Brasil todo: a resistência de alguns microrganismos aos antibióticos existentes. De acordo com Tazio Vanni, médico infectologista do Hospital de Base, já existem casos de organismos resistentes a todos os antibióticos disponíveis.