As ações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) ganharam mais um helicóptero. A nova aeronave se junta às outras duas da corporação em operação para reforçar os trabalhos de resgate, atendimento pré-hospitalar e incêndios. A aeronave foi apresentada na manhã desta quarta-feira (22) ,na Praça do Buriti, em solenidade na qual a governadora em exercício Celina Leão entregou as chaves para o piloto tenente-coronel Renato Freitas.
“No dia em que a gente entrega uma aeronave como essa, se a gente pudesse ir no futuro e ver o que nós estamos evitando… Estamos evitando muitas mortes. Nós estamos dando vida às pessoas. Estamos evitando que se percam órgãos, para que pessoas tenham transplante. Nós estamos evitando que pessoas por dois minutos, um minuto, 20 minutos, consigam ter vida”, destacou Celina Leão.
Celina Leão: “Nós estamos dando vida às pessoas. Estamos evitando que se percam órgãos, para que pessoas tenham transplante” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Foram investidos cerca de R$ 34 milhões na aquisição do helicóptero pelo Governo do Distrito Federal (GDF) com recursos do Fundo Constitucional do DF e financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).
Funcionalidade da aeronave
Batizado de Resgate 08, o helicóptero, modelo AS350B3e da marca Airbus e fabricante Helibrás, tem capacidade de efetuar múltiplas missões – desde resgate e salvamento, atuação em incêndios florestais e atendimento pré-hospitalar aeromédico –, possui Certificado de Aeronavegabilidade primário, de acordo com o Manual de Procedimentos da ANAC nº 100-007, e é equipado com instrumentos e acessórios para voo diurno e noturno.
A nova aeronave é equipada, entre outros itens, com guincho de salvamento, gancho e helibalde para combate a incêndios florestais e pontos de ancoragem para rapel | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
A aeronave conta com kit aeromédico, guincho de salvamento, gancho e helibalde para combate a incêndios florestais, farol de busca, pontos de ancoragem para rapel, duplo sistema hidráulico, acréscimo de potência e maior peso máximo de decolagem, piloto automático de 3 eixos e instrumentação digital de painel. Destinada ao Comando de Aviação (COMAV), atualmente está sendo operada pelo 1º Esquadrão de Aviação (1º ESAV).
