Com receitas cheias de criatividade, as merendeiras da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Gama mostraram que a alimentação escolar vai muito além do prato. Nesta quarta-feira (15), o Centro de Ensino Médio (CEM) 02 sediou a etapa regional do concurso gastronômico Sabor de Escola, iniciativa da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) que valoriza o trabalho dos profissionais responsáveis por nutrir milhares de estudantes todos os dias.
A corrida por mais duas vagas na semifinal da competição continua. Desta vez, mais dois pratos conquistaram os jurados. A cozinheira Rivani Gomes Lucena, da Escola Classe (EC) 18, venceu com o tutu tropical. “Quando preparo a comida com amor, ela fica gostosa”, comemorou a merendeira, que já havia participado da edição anterior.
O segundo prato vencedor foi o especial de legumes e frango com geleia de abacaxi e maçã, criado por Manoelisa Oliveira, da EC 12. A combinação de sabores e a criatividade impressionaram os jurados.
Mais do que uma competição, o Sabor de Escola é um momento de celebração. “Queremos dar visibilidade a quem muitas vezes não é visto nas escolas: as nossas merendeiras”, destacou o coordenador da CRE Gama, Dalvani Zimmermann. Na regional, mais de 140 profissionais preparam cerca de 30 mil refeições diárias em 48 unidades escolares.
A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da SEEDF, Fernanda Mateus, comemorou mais uma etapa do programa. “Estamos na sétima regional, na metade da seletiva. A Caravana Sabor de Escola tem sido um sucesso em todas as regionais. Os pratos estão maravilhosos e celebram esses mestres da cozinha”, afirmou.