Auditores da Secretaria de Economia (Seec-DF), vinculados à fiscalização tributária do Distrito Federal, fizeram mais uma ação coordenada nas rodovias que cortam o DF durante segunda (14) e terça (15). Com o apoio da Polícia Militar (PMDF), foram apreendidos produtos variados - e de alto valor agregado.
Foram recolhidos, por exemplo, mais de 3,8 mil latas (473ml) de energéticos e milhares de garrafas de refrigerantes de 2 litros. Duas carretas carregadas com 40 mil quilos de confecções, cosméticos e produtos eletrônicos e de informática foram paradas, analisadas e, diante da inidoneidade das notas fiscais, foram levadas ao depósito da Receita.
Como os produtos estavam numa rota de tráfico conhecida pelas autoridades da área de segurança pública distrital, policiais militares do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) foram chamados e, com a ajuda de animais treinados, também avaliaram as cargas. Nada relativo a entorpecentes foi encontrado.
Na primeira investida, na BR-060, a carga (bebidas frias) transportada por uma carreta estava com nota fiscal inidônea. Com isso, foi lavrado auto de infração com valor estimado em R$ 318,7 mil - e crédito tributário (impostos e multas devidos) de R$ 144 mil.