Mais uma tenda de acolhimento 24 horas para pacientes com suspeita de dengue foi inaugurada nesta sexta-feira (12), no Gama. A segunda estrutura para essa finalidade, das 11 que serão abertas, está localizada no estacionamento do Hospital Regional do Gama (HRG).
A vice-governadora Celina Leão esteve na nova tenda de acolhimento do Gama, inaugurada nesta sexta (12) e afirmou que “em nenhum momento o Governo do Distrito Federal ficou de braços cruzados. Aliás, nós ampliamos cada dia mais o atendimento, com ações diversificadas” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O espaço funciona como um hospital de campanha e tem capacidade para atender 300 pacientes por dia. A tenda conta com toda a infraestrutura necessária para acolher a população com agilidade, conforto e segurança.
“Queremos fazer aqui no DF um laboratório de pesquisa e de ciência para entender melhor como o vírus está atuando e garantir o melhor atendimento do Brasil”
Celina Leão, vice-governadora do DF
Segundo a vice-governadora Celina Leão, as estruturas têm como objetivo garantir o atendimento noturno e evitar sobrecarregar as unidades de pronto atendimento (UPAs) e hospitais, possibilitando que o atendimento seja direcionado para outras especialidades.
“Em nenhum momento o Governo do Distrito Federal ficou de braços cruzados. Aliás, nós ampliamos cada dia mais o atendimento, com ações diversificadas”, destaca a vice-governadora. “Queremos fazer aqui no DF um laboratório de pesquisa e de ciência para entender melhor como o vírus está atuando e garantir o melhor atendimento do Brasil.”
Segundo ela, o objetivo da instalação é garantir um atendimento “rápido, ágil e específico para a dengue, cada vez melhor, para os cidadãos do Distrito Federal.”
As novas instalações são amplas e setorizadas, com consultórios, espaço de triagem, salas de medicação e equipamentos essenciais, incluindo aparelhos de ar-condicionado para a climatização do ambiente. Toldos de revestimento também foram instalados, para garantir a proteção necessária aos pacientes e profissionais de saúde que utilizarão esses espaços.
As unidades de atendimento ampliam a assistência aos usuários com suspeita de dengue, reduzindo as chances de ocorrerem complicações e óbitos. Também permitem que os cidadãos infectados tenham um atendimento ágil, célebre e preciso.
A nova tenda de acolhimento inaugurada no Gama funciona 24h, oferecendo os mesmos serviços que o hospital de campanha, com capacidade para atender 300 pacientes por dia
De acordo a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a nova tenda do Gama tem localização estratégica na região Sul do Distrito Federal, e vai contribuir para desafogar o sistema de saúde da cidade.
“O Gama tem uma rede bastante robusta e agora estamos organizando de tal forma que as nossas unidades básicas de saúde possam encaminhar os casos de dengue para a tenda. Com isso, desafogamos a atenção primária e oferecemos uma saúde de melhor qualidade aos moradores da região Sul, que é Gama e Santa Maria.”
“Temos uma equipe totalmente preparada, que fica 24 horas à disposição da população do Distrito Federal”
Clauber Lourenço, diretor médico das tendas de acolhimento
