A segurança pública no setor de transportes foi o tema central do 9º Fórum CNT de Debates, realizado na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em Brasília. Com o tema “Segurança Pública: Uma Agenda de Prioridades para um Transporte Mais Seguro”, o evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir medidas para o enfrentamento da criminalidade que afeta o transporte de cargas e passageiros no Brasil.
O objetivo do evento foi promover um espaço estratégico para o diálogo sobre políticas públicas voltadas à segurança no transporte, evidenciando a necessidade de ações coordenadas entre os setores público e privado para garantir mais proteção aos trabalhadores e usuários do sistema.
O objetivo do evento foi promover um espaço estratégico para o diálogo sobre políticas públicas voltadas à segurança no transporte, evidenciando a necessidade de ações coordenadas entre os setores público e privado | Foto: Divulgação/SSP-DF
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, falou sobre a importância de pensar a segurança pública de forma única. “Precisamos pensar grande no sistema de segurança pública. Temos uma lacuna séria: ainda não há um marco regulatório abrangente para a segurança pública. Já avançamos em diversas áreas com regulamentações específicas, mas precisamos pensar grande e estruturar esse setor de forma mais eficiente”,
Durante o fórum, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), participou do evento participou do painel “Estratégias Integradas para o Enfrentamento aos Desafios de Segurança no Setor de Transporte e Logística”. Ele destacou que a segurança pública é uma das principais preocupações da população brasileira, principalmente devido à criminalidade doméstica, como furtos e roubos.