O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (24), o Distrito Junino 2025, com investimento recorde de R$ 10 milhões — o maior da história do DF nas festas juninas — e R$ 2,5 milhões em premiações. A cerimônia de abertura, realizada na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional, reuniu autoridades e representantes das ligas juninas da capital.
Durante o evento, também foi anunciado que o edital do Distrito Junino 2026 será lançado em março do próximo ano, antecipando o calendário e permitindo mais tempo de planejamento para quadrilhas e produtores culturais.
“Pela primeira vez na história a gente vai fazer uma premiação para todas as quadrilhas que participarem do Distrito Junino. Além dos cachês que elas recebem dentro do circuito, aquelas que chegarem à final, independentemente da posição, vão receber uma premiação de acordo com critérios que serão estabelecidos”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes.
Com programação prevista para os meses de julho e agosto, a edição de 2025 levará apresentações às regiões administrativas do DF, encerrando com a grande final na Esplanada dos Ministérios. O evento reunirá quadrilhas campeãs e atrações locais, regionais e nacionais.
“Temos estudos consistentes que mostram que, para cada real investido em cultura, retornam três. Se você pensar no número de pessoas que vão receber cachês, nas que já estão trabalhando com figurinos, coreografias e cenografia,além de toda a estrutura de palco, som e iluminação, é uma cadeia muito rica”, ressalta o secretário.
Segundo ele, o objetivo é consolidar Brasília como um dos grandes polos de festa junina do país. “Queremos que a capital federal seja um destino procurado por quem está no Centro-Oeste e também por turistas de outras regiões. E, claro, queremos oferecer ao povo brasiliense um espetáculo à altura da cultura popular que temos aqui”, completa Abrantes.
Cultura popular em destaque
O Distrito Junino promove o fortalecimento e a valorização das manifestações culturais ligadas aos festejos juninos, movimentando a cadeia produtiva e os artistas do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride). As apresentações serão realizadas por quadrilhas participantes do Circuito de Festejos Juninos, em eventos descentralizados, em 10 RAs.