23/09/2025 às 12h39 - Atualizado em 23/09/2025 às 16h38
Comdemas do DF se reúnem para fortalecer participação ambiental nas regiões administrativas
Evento busca ampliar o protagonismo popular e canais permanentes de diálogo com o poder público
Por
Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader
Representantes das Comissões de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas) das 35 Regiões Administrativas do Distrito Federal se reunirão na próxima sexta-feira (26) para um seminário de capacitação e escuta ativa, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema/DF). O evento será realizado no auditório da própria secretaria e contará com palestras, rodas de diálogo e a consolidação de propostas para a política ambiental do DF.
As Comdemas, instituídas pelo Decreto nº 12.960/1990, são instrumentos fundamentais de participação social na formulação e acompanhamento de políticas públicas ambientais nas RAs. Atualmente, 33 dessas comissões já estão instaladas, fruto de um esforço iniciado em 2023 pela Sema para incentivar sua criação e fortalecer a governança local.
A programação prevê apresentações institucionais, palestras temáticas, dinâmicas em grupo por região e eleição de representantes para o Conselho Nacional do Meio Ambiente | Foto: Divulgação/Sema-DF
O seminário tem como objetivo principal ampliar o conhecimento sobre o papel das Comdemas, discutir atribuições, ouvir desafios enfrentados pelas comissões e promover a integração com órgãos como o Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria de Governo (Segov). A programação prevê apresentações institucionais, palestras temáticas, dinâmicas em grupo por região e eleição de representantes para o Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Os temas vão de mudanças climáticas a descarte de resíduos sólidos e prevenção de incêndios florestais. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o fortalecimento das Comdemas é essencial para que a população tenha voz ativa na proteção ambiental. “São essas comissões que traduzem os anseios locais e ajudam a construir políticas mais próximas da realidade de cada território”, afirmou.
Além de promover o diálogo entre as RAs e o governo, o evento deve resultar na elaboração de um documento com as demandas específicas de cada região e sugestões para aprimorar a atuação das comissões.