A Secretaria de Economia (Seec) está à frente do processo de implementação dos planejamentos estratégicos institucionais (PEIs) do Governo do Distrito Federal (GDF). A pasta já ajudou 19 órgãos a desenvolver e colocar em prática seus planos para os próximos anos. Os projetos e as metas estão alinhados com o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e seguem as diretrizes da estratégia geral do governo.
[Olho texto=”“A definição das metas e dos indicadores tem ajudado muito a alcançar nosso objetivo, e isso resultará em mais obras a serem entregues à população” ” assinatura=”Daniela Resende Abdanur, chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da Secretaria de Obras” esquerda_direita_centro=”direita”]
Além de oferecer apoio técnico e metodológico na elaboração do planejamento estratégico, a Seec também disponibiliza o sistema Gestão-DF para que os órgãos possam monitorar a implementação das ações e projetos estabelecidos. Essa ferramenta contém os eixos estratégicos do governo e serve para melhorar e aperfeiçoar a gestão dos projetos. Dos 19 órgãos envolvidos, 15 já elaboraram os planos estratégicos e quatro estão em andamento.
Um dos órgãos que contaram com o apoio da pasta no desenvolvimento do seu PEI foi a Secretaria de Obras. A chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos, Daniela Resende Abdanur, elogia a medida. “A consultoria prestada pela Secretaria de Economia e a finalização do planejamento estratégico foram muito importantes para a Secretaria de Obras”, aponta. “A definição das metas e dos indicadores tem ajudado muito a alcançar nosso objetivo, e isso resultará em mais obras a serem entregues à população”.
Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o apoio no decorrer do processo também é precioso. “A troca de experiências com a Seec tem sido fundamental”, avalia a chefe da Assessoria de Gestão Estratégica e Projetos da pasta, Lirah Ganej da Silva. “Além do apoio na elaboração do planejamento, a secretaria também nos ajuda nos ajustes exigidos pela mudança de cenário e na metodologia”.
Sintonia com o futuro
[Olho texto=”“É o primeiro plano estratégico da história da PGDF” ” assinatura=”Izabela Frota Melo, procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudo e Inovação da PGDF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]
Na Procuradoria-Geral do DF, a experiência, que também contou com o apoio da Seec, resultou no primeiro planejamento institucional do órgão. A procuradora-chefe de Gestão Estratégica, Estudo e Inovação, Izabela Frota Melo, conta que já houve outras tentativas, mas nenhuma delas chegou à finalização.