O Instituto Brasília Ambiental deu início ao procedimento de renovação de licenças no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass). Referente ao período de 1º de agosto deste ano a 31 de julho de 2026, a nova licença é destinada a todos que mantêm pássaros da fauna brasileira em cativeiro doméstico no Distrito Federal.
“É muito importante os tutores amadores ficarem atentos ao novo procedimento, pois os boletos não serão enviados por e-mail, como nos anos anteriores”, explica a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, que acrescenta que a partir de 2025, é o próprio criador quem deve gerar o boleto e anexar o comprovante de pagamento no Harpia.
Os criadores devem acessar o Sispass e emitir a licença 2025/2026 como pendente. Para o pagamento da anuidade, há uma novidade este ano: a renovação agora tem geração automática de boleto, ou seja, agora é possível solicitar o serviço de renovação anual e emitir automaticamente a guia de pagamento por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico (Harpia). A partir deste ano, o próprio criador deverá gerar o boleto e anexar o comprovante de pagamento ao sistema.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, lembra que a equipe técnica do instituto está cada vez mais empenhada em criar condições que deem agilidade à prestação de serviço feita, como também conforto aos usuários. “É isso que se busca pela prestação de serviços oferecidos pela plataforma Harpia”, afirma.
A técnica de Planejamento Urbano e Infraestrutura do instituto, Elenize Cruz, orienta que o pedido de renovação deve ser feito o mais breve possível para garantir que a geração de boletos, a compensação de pagamento e a regularização das licenças aconteçam de forma mais ágil. “O setor de fauna enviará um alerta, por correio eletrônico, aos criadores cadastrados para lembrá-los da renovação das licenças”, esclarece.