11/11/2025 às 17h22 - Atualizado em 11/11/2025 às 17h22

Eleições do Conselho de Juventude do DF definem nova presidência nesta quarta-feira (12)

Processo marca mais um passo na consolidação da participação democrática dos jovens brasilienses nas políticas públicas

Por

Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

A Secretaria da Juventude do Distrito Federal (Sejuve-DF) realiza, nesta quarta-feira (12) às 15h, de forma presencial, a eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve-DF).

O processo eleitoral é regulamentado pelo Edital nº 04/2025 e cumpre as diretrizes da Lei nº 7.529/2024, que instituiu o Conjuve-DF como instância de representação, articulação e diálogo permanente entre o poder público e os jovens do Distrito Federal.

De acordo com o edital, poderão concorrer aos cargos apenas conselheiros titulares devidamente empossados, observando-se o princípio da alternância entre representantes da sociedade civil e do poder público, previsto no §2º do artigo 11 da Lei nº 7.529/2024.

O mandato da nova mesa diretora será de um ano, com posse imediata após a proclamação do resultado.

A eleição deste ano representa mais uma etapa importante no processo de consolidação da gestão democrática e participativa das políticas públicas de juventude no Distrito Federal.

Sobre o Conselho Criado pela Lei nº 7.529/2024, o Conselho de Juventude do Distrito Federal tem caráter consultivo e propositivo, sendo responsável por estimular a interlocução entre o governo e os jovens, além de acompanhar, avaliar e sugerir políticas públicas voltadas à juventude.

*Com informações da Secretaria da Juventude do Distrito Federal (Sejuve-DF)