O Carnaval Distrito Federal deve mobilizar cerca de dois milhões de pessoas que participarão dos festejos em 62 blocos e três territórios espalhados pelo Plano Piloto e pelas regiões administrativas que integram a programação oficial do DF Folia 2025. Para atender a demanda da folia que está entre as 10 maiores do país, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou uma série de medidas para o trânsito, o transporte público e a segurança.
A grande novidade será a implantação da mobilidade gratuita, que permitirá que os passageiros utilizem o transporte público de graça durante todo o feriado. A partir da meia-noite de sábado (1º) de Carnaval até as 23h59 de terça-feira (4), os ônibus e o metrô estarão disponíveis de graça para os usuários.
Durante o Carnaval, as 27 estações do metrô estarão abertas e 16 trens circularão | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
Os coletivos estarão em operação especial com a frota reforçada para atender os foliões. A ampliação dos ônibus seguirá o calendário dos blocos, com mais veículos nos horários de mais demanda da programação. Já o Metrô-DF estará com as 27 estações abertas e 16 trens circulando durante o feriado. O funcionamento será todos os dias das 5h30 até a 1h, com exceção do domingo, quando o serviço funcionará das 7h à 1h.