Uma coluna inteligente com mais de seis metros de comprimento foi instalada no Parque Ecológico Águas Claras. O Post Smart Ibram fornece diversas informações úteis para o aprimoramento do plano de manejo e conservação do local. Entre elas, dados sobre a qualidade do ar, informações meteorológicas e o número de visitantes únicos do parque.
O equipamento, que começou a funcionar em dezembro de modo experimental, já teve os ajustes necessários para fornecer informações precisas. O Post Smart Ibram foi doado pela empresa Confiança Administração e Serviços.
O Parque Ecológico Águas Claras, segundo contagem do Post Smart Ibram, recebe 42 mil pessoas por mês, o que colocaria a unidade em segundo lugar entre os parques estaduais do país | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental
“Agora, passamos a ter dados meteorológicos, informações sobre a qualidade do ar e contagem de visitantes por biometria facial. Ou seja, cada pessoa é contada apenas uma vez. O equipamento também faz a distinção de visitantes, bicicletas e veículos. O poste possui ainda um painel luminoso que podemos usar para divulgação de informações importantes sobre o parque”, detalha a superintendente de Unidades de Conservação, Biodiversidade e Águas (Sucon), Marcela Versiani.
Entre as informações obtidas por meio do Smart Ibram estão a confirmação da qualidade do ar no parque. Também foram contabilizadas até 42 mil pessoas circulando no local todos os meses na parte central da unidade – onde o equipamento está instalado -, e registrado que o pico de uso do parque ocorre às 21h.
“O quantitativo de visitantes mensal só na área central do parque, contado pelo equipamento, revela um número que pode chegar a 504 mil pessoas por ano. Se fizermos uma comparação com os dados divulgados na semana passada, pelo Instituto Semeia, sobre número de frequentadores em parques estaduais, o parque de Águas Claras está à frente do segundo lugar, que é o Jaraguá, de São Paulo, que recebe 407 mil visitantes por ano. Ou seja, só perde para o primeiro lugar, que é o parque estadual de Cocó, no Ceará, com estimativa de 600 mil pessoas ao ano. E, nesse quantitativo da nossa Unidade de Conservação, não estamos incluindo as pessoas que a contornam, que não chegam a passar pelo centro e não são contadas”, explica.
Os dados obtidos pelo equipamento podem indicar pontos que podem ser melhorados no parque
A superintendente também destaca a importância das informações sobre pico de visitação que podem ajudar na melhora do planejamento da manutenção e funcionamento do parque. O poste também já trouxe a informação que o número de bicicletas na área central do parque é muito alto. “Isso pode balizar decisões sobre a necessidade de expansão da pista de ciclovia e a separação dela da pista de caminhada, por exemplo, para ser discutido no planejamento”, acrescenta.