A quarta-feira (23) foi de festa na Escola Classe (EC) Kanegae, localizada na área rural do Riacho Fundo. A unidade foi premiada no 13º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União (CGU), realizado no ano passado com o tema “Cidadania Digital: Acesso e Educação para a Democracia”. Cinco estudantes do 1º ao 5º anos do ensino fundamental foram premiados na categoria Escola Cidadã.
A 13º Concurso de Desenho e Redação da Controladoria-Geral da União premiou cinco estudantes da EC Kanegae, do 1º ao 5º anos do ensino fundamental | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF
O concurso contou com a participação de 32 escolas do Distrito Federal. Estudantes do 1º ao 5º anos participaram com desenhos, enquanto alunos do 6º ao 9º anos, do ensino médio, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ensino profissionalizante concorreram com redações. Na EC Kanegae, 157 estudantes dos anos iniciais do fundamental se engajaram no projeto, acompanhados por oito professores, por meio de um plano de mobilização.
Além da produção dos desenhos, o plano de mobilização incluiu diversas ações. Entre elas, a criação da Caixa do Desabafo, para que os alunos compartilhassem experiências anonimamente; a leitura do livro Somos todos extraordinários, de R. J. Palacio; palestras e discussões sobre cidadania digital e ética no ambiente online; uso de sites e jogos educativos como Plenarinho, Genially e Interland; exposição de cartazes sobre o tema na escola; e o incentivo aos pais para explorarem o tema com os filhos durante o recesso escolar.
A diretora da EC Kanegae, Schirley Rocha, destacou a importância de tratar a cidadania nos dias de hoje: “A cidadania está presente em tudo o que fazemos – e agora também no ambiente digital, onde formamos alunos conscientes, éticos e preparados para os desafios do mundo atual”. Ela também reconheceu o trabalho coletivo: “As professoras, coordenadoras e toda a equipe escolar contribuíram significativamente para que a escola recebesse esse prêmio”.
Os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental participaram do concurso com desenhos