As provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), reconhecidas como um dos principais instrumentos para avaliar a qualidade da educação no Brasil, estão sendo aplicadas nas unidades escolares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Na terça-feira (4), a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 de Taguatinga para conhecer as demandas da escola e incentivar os estudantes a atingirem o melhor desempenho nos exames.
O sistema de avaliação é aplicado aos discentes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Na terça, os conteúdos aplicados foram de língua portuguesa e matemática, já na quarta-feira (5), foi a vez de ciências da natureza e ciências humanas. No CEF 15 de Taguatinga, este conteúdo foi executado de forma demonstrativa para algumas turmas.
A secretária Hélvia Paranaguá, ao lado de servidores da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav) e com a Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Taguatinga, visitou a unidade escolar e acompanhou a aplicação da prova. Hélvia destacou como o resultado dessa avaliação pode auxiliar no trabalho que a Secretaria de Educação. “Incentivamos muito que os estudantes façam a avaliação, pois com os resultados podemos fazer as intervenções pedagógicas necessárias para melhorar a aprendizagem deles”. Ela destaca que a adesão dos discentes superou as expectativas. “Estamos muito felizes, porque a frequência está muito boa! A maioria das escolas está ficando acima de 80%”, reforçou.
Presente há mais de 35 anos na educação brasileira, o Saeb é aplicado tanto em escolas públicas quanto privadas. Os resultados ajudam a identificar desafios, avanços e a melhorar as políticas públicas educacionais.
Mudanças no ensino
A chefe da unidade de planejamento da oferta, avaliação, supervisão e busca ativa escolar da Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação (Suplav), Vanessa Arruda, ressaltou a importância do Saeb para o planejamento escolar. “Historicamente o Saeb vem pautando as Secretarias em relação ao planejamento pedagógico. Quanto maior a participação das escolas, maior a transparência e fidedignidade dos dados para conseguirmos uma atuação mais assertiva”, diz.