Como parte integrante do eixo Escola Mais Segura, do programa DF Mais Seguro, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), em conjunto com equipe da Secretaria de Educação (SEEDF), promoverá curso em escolas de todo o Distrito Federal, nos dias 8 e 9 de fevereiro. Na pauta, prevenir e combater a violência, fomentar o bem-estar na escola e apresentar o formato de intervenções realizado pelas forças de segurança.
O protocolo de operações integradas tem por objetivo principal fomentar a integração entre instituições escolares, órgãos e agências do Governo do Distrito Federal. Serão apresentadas também informações importantes sobre canais a serem acionados em casos de urgência e emergência como forma de prevenção. O curso será realizado à distância, pela internet e estará disponível aos estudantes e seus responsáveis, professores, diretores e técnicos da Secretaria de Educação.

Durante o curso serão apresentadas informações sobre canais a serem acionados em casos de urgência e emergência | Fotos: Divulgação/ SSP-DF
“Temos um eixo específico em nosso programa de segurança voltado especificamente para a segurança em nossas escolas, para elaboração de medidas de enfrentamento a todo e qualquer tipo de violência voltada a nossa juventude. Temos trabalhado alinhados à pasta de Educação para o incentivo à cultura de paz dentro e fora das escolas, sobretudo às relacionadas à violência contra as mulheres. Cursos como esse têm papel importante em nossa política de integralidade, pois envolverá professores, alunos, familiares e servidores na busca de soluções para garantir um espaço saudável e seguro para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o curso, que ocorrerá durante a semana pedagógica, “reforça o compromisso da Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, na promoção da cultura de paz nas escolas. Com isso, nosso objetivo é desenvolver medidas eficazes de prevenção e intervenção, englobando não apenas os alunos, mas também professores, familiares e servidores. A integração entre as instituições escolares e os órgãos governamentais do Distrito Federal é indispensável para assegurar um ambiente escolar saudável e seguro, contribuindo para o pleno desenvolvimento de nossas crianças e jovens.”