O programa Mulher nas Cidades desembarcou na Cidade Estrutural. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria da Mulher (SMDF) em parceria com a associação Amigos do Futuro, tem a expectativa de realizar cerca de 5 mil atendimentos no local até sexta-feira (23).
O programa inclui atividades educacionais para empoderar as mulheres da comunidade. Além dos cursos profissionalizantes e palestras, estão disponíveis serviços jurídicos. A iniciativa também visa combater a violência contra a mulher, oferecendo apoio àquelas que enfrentam situações de vulnerabilidade.

A vice-governadora Celina Leão e a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltam a importância de um evento voltado à segurança e à saúde do público feminino | Fotos: Vinicius de Melo/ SMDF
A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância de um espaço exclusivo para o atendimento às mulheres. “O local foi pensado e planejado para proporcionar atendimento de qualidade nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento pessoal. É mais uma política pública voltada para o público feminino do DF”, destaca.
Desde segunda-feira, as ações ocorrem das 8h às 18h em uma grande estrutura montada na praça central, ao lado da Administração Regional. Para a secretária da Mulher, Giselle Ferreira, a chegada da ação à Estrutural vai aproximar os serviços das mulheres que mais necessitam. “Estamos encurtando caminhos e transformando vidas. Quando possibilitamos os atendimentos estamos aliviando a sobrecarga enfrentada por muitas dessas mulheres”, afirma a secretária.

Maria de Sousa participa do curso de corte e costura e comemora: “Vai agregar bastante aos meus conhecimentos”
Um dos cursos de capacitação mais procurados é o de corte e costura. Sandra dos Santos, aposentada de 65 anos, é uma das alunas. “Eu nunca tinha visto uma iniciativa como essa. Estou achando maravilhoso poder contar com aulas gratuitas. Além de capacitar, também nos tira do tempo ocioso”, disse.
