O campus de Samambaia da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) recebeu, na última semana, a Mostra de Enfermagem dos Projetos de Intervenção (Mepi), realizada por estudantes do curso. O evento foi prestigiado pelas diretoras da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e da Escs, além de profissionais e docentes da escola, que fizeram a avaliação dos trabalhos.
Realizada anualmente com o objetivo de estimular o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a integração com a comunidade, a mostra de projetos também qualifica a formação do futuro enfermeiro e torna o processo de ensino mais completo e significativo. Esse formato foi pensado como um espaço de integração entre ensino, serviço e comunidade, permitindo que os estudantes apresentem os resultados das intervenções desenvolvidas ao longo da prática em saúde.
A gerente de educação em saúde da Escs, Patrícia Archanjo Lopes, explica que “o projeto de intervenção realizado durante o curso de graduação em enfermagem é importante porque fortalece o aprendizado prático dos estudantes e aproxima a formação acadêmica da realidade dos serviços em saúde”. Segundo a docente, “a proposta surgiu da necessidade de valorizar os trabalhos realizados no território, compartilhar experiências, promover troca de saberes entre turmas e fortalecer a formação prática”.
Escolha de temas e apresentação
Os temas escolhidos pelos estudantes refletem demandas reais identificadas durante a vivência prática. Normalmente, eles fazem o levantamento situacional no campo, identificam problemas prioritários e, a partir disso, se debruçam sobre o assunto. Patrícia conta que “a equipe docente atua orientando, ajudando a delimitar o foco, garantindo coerência metodológica e alinhando o projeto às necessidades do serviço”. Ela garante que “há liberdade para a escolha do tema, mas sempre com acompanhamento e direcionamento técnico-pedagógico”.