A partir de sexta-feira (28), a Stock Light vai decidir quem será o campeão da temporada 2025. Cinco jovens revelações do esporte a motor nacional desembarcam no Distrito Federal e, em meio à reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília, vão disputar o título e o superprêmio oferecido pela Vicar. Enzo Bedani, Felipe Barrichello Bartz, Léo Reis, Alfredinho Ibiapina e Guto Rotta são os pilotos que chegam à Capital da República com chances de erguer o troféu de campeão da categoria de acesso e carimbar o "passaporte" rumo ao grid da BRB Stock Car Pro Series em 2026.
Três concorrentes ao título (Bedani, "Pipe" Barrichello Bartz e Léo Reis) são paulistas, enquanto Ibiapina é curitibano, embora radicado em Florianópolis (SC), e Guto Rotta é de Encantado (RS). Também são três os finalistas que defendem a W2 Racing ProGP, tradicional equipe carioca liderada por Duda Pamplona e Serafin Jr.: Bedani, Ibiapina e Léo Reis. Barrichello Bartz defende a paranaense SG28 Racing, sob a batuta de Carlos SG, e Guto Rotta corre pela tricampeã Garra Racing Team — antiga Motortech, com sede em Caxias do Sul (RS).
Líder da tabela de pontos desde a primeira etapa do ano, quando ficou perto de gabaritar ao marcar pole position, duas vitórias e um segundo lugar em Interlagos, no mês de maio, Enzo Bedani faz seu terceiro ano na Stock Light. Mais jovem piloto a triunfar na categoria, o paulistano tem um total de três triunfos e sete pódios. A bordo do carro #98, o jovem de 17 anos faz campanha pautada pela regularidade e somou pontos preciosos quando não conseguiu lutar diretamente pela vitória. O piloto tem 287 pontos no campeonato.
Grande perseguidor de Bedani ao longo da temporada, o sobrinho de Rubens Barrichello luta para ser mais um da família no grid da BRB Stock Car em 2026. Também em sua terceira temporada na Stock Light, "Pipe" corre neste ano por nova casa, a SG28 Racing, depois de dois anos defendendo a W2 Racing ProGP. O paulistano de 20 anos é o recordista de pódios, com nove idas ao top-3, e tem como ponto alto em sua campanha a jornada quase perfeita em Cascavel (PR), onde cravou pole position, duas vitórias e um segundo lugar, repetindo o resultado de Bedani em Interlagos ao somar 80 dos 84 tentos possíveis no Oeste do Paraná. Barrichello Bartz vai para a final com apenas dois pontos a menos que o adversário.
Léo Reis é o único entre os cinco finalistas que pode erguer duas taças de campeão no fim de semana em Brasília. Em seu ano de estreia na Stock Light, o paulistano de 22 anos já carimbou o título entre os rookies, uma vez que não pode ser alcançado na pontuação pelos seus oponentes mais próximos. Já no campeonato principal, o irmão mais novo de Rafael Reis — estreante na BRB Stock Car e vindo de seu primeiro pódio na categoria, conquistado na noite de Cuiabá — subiu cinco vezes ao top-3 na divisão de acesso e vai para a decisão com 242 pontos, 45 a menos que o líder da tabela.
Além de Léo Reis, Alfredinho Ibiapina e Guto Rotta vão para o Distrito Federal com chances matemáticas de título. O paranaense de 17 anos completa neste fim de semana sua segunda temporada completa na categoria de acesso sendo o único até agora a registrar duas poles no ano (no Velopark e no Velocitta). Dono de três vitórias e três pódios, o campeão brasileiro de kart tem missão mais espinhosa e vai a Brasília com déficit de 69 tentos para Bedani.
Guto Rotta é o quinto homem na lista dos candidatos ao título da Stock Light e ao superprêmio. Dono de histórico vitorioso em carros de tração dianteira como a Turismo Nacional e a Turismo 1.4, o gaúcho é mais um a completar, neste fim de semana, sua segunda temporada na categoria. O ano de 2025 foi especial para o jovem de Encantado, que venceu duas vezes com a Garra Racing Team e somou um total de quatro pódios. Em termos de título, as possibilidades de Guto são matemáticas, já que a diferença que o separa do topo da tabela é de 79 pontos de um total de 84 que serão postos em jogo no fim de semana.