05/12/2025 às 19h48 - Atualizado em 05/12/2025 às 19h48

Fórum de Orientação Educacional reúne mais de 700 profissionais

Promovido pela Secretaria de Educação, evento, que está em sua 15ª edição, foi realizado no Museu Nacional da República

Por

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A manhã desta sexta-feira (5) marcou a 15ª edição do Fórum de Orientação Educacional da Secretaria de Educação Federal (SEEDF), no auditório do Museu Nacional da República. Tradicionalmente voltado ao Dia do Orientador Educacional, celebrado em 4 de dezembro, o evento reuniu mais de 700 profissionais que atuam nas escolas públicas do DF.

“Queremos capacitar professores, fortalecer a rede e atuar com pertencimento, comunidade e cocriação, criando, participando e transformando juntos”, afirmou a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga | Foto: Jota Castro/SEEDF 

A subsecretária de Educação Básica da SEEDF, Iêdes Braga, falou sobre a consolidação do fórum ao longo de seus 15 anos, reconhecendo as equipes responsáveis pela organização e os orientadores educacionais presentes.

“Esse crescimento acontece pela competência e pelo compromisso de cada orientador que está nas regionais e nas nossas unidades escolares”, afirmou, lembrando que têm sido fundamentais para fortalecer essa trajetória as parcerias, como as firmadas com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae/DF) e com instituições que apoiam a formação.

Formação continuada

Promovido pela Subsecretaria de Educação Básica (Subeb) com apoio do Sebrae/DF, o fórum consolidou-se como espaço de valorização profissional e de formação continuada. Além dos orientadores educacionais, outros servidores da rede participaram da programação, que integra a estruturação de políticas públicas voltadas ao bem-estar e à aprendizagem dos estudantes.

“O Sebrae trabalha há muitos anos com a Secretaria de Educação, estimulando os jovens a enxergar alternativas no empreendedorismo”, lembrou o gerente de Políticas Públicas e Ecossistemas de Negócios da instituição, Jorge Adriano Soares. “É essencial desenvolver criatividade, solução de problemas e comportamento empreendedor para que tenham um futuro promissor e contribuam para o desenvolvimento da cidade.”

Iêdes Braga anunciou que a rede iniciará o próximo ano letivo com um programa estruturado de educação socioemocional, pensado para apoiar de forma concreta o trabalho desenvolvido nas escolas. “Estamos trabalhando para subsidiar o trabalho de vocês, não para aumentá-lo”, declarou. “Queremos capacitar professores, fortalecer a rede e atuar com pertencimento, comunidade e cocriação, criando, participando e transformando juntos.” 

Com o tema “Muitas histórias, milhares de futuros – pertencimento, comunidade, cocriação”, o fórum celebrou a trajetória da orientação educacional e destacou o papel estratégico desses profissionais na garantia de direitos e no acompanhamento integral dos estudantes e suas famílias. Em comemoração aos 15 anos do evento, também foi proposta uma revisitação histórica das formações realizadas nas edições anteriores.

Formação complementar

O fórum também contou com palestra sobre tecnologias e direitos à luz da legislação atual, além do lançamento do edital da terceira edição da revista Rosa dos Ventos, publicação voltada à educação socioemocional.  “A revista tem o objetivo de trazer as produções dos orientadores educacionais do DF e também de outras regiões, fortalecendo a divulgação das estratégias e ações realizadas nas escolas”, explicou a gerente de Orientação Educacional da SEEDF, Érika Goulart.

A publicação é aberta a educadores, gestores e orientadores que desenvolvem projetos ligados à área, ampliando o alcance e o impacto da revista na rede pública. “A cada edição, percebemos o quanto a orientação educacional faz diferença nos espaços escolares, com seu olhar acolhedor e sua escuta ativa, que contribuem de forma efetiva para as aprendizagens e para o fazer pedagógico”, avaliou a gerente.

 

*Com informações da Secretaria de Educação